Blogoterapia

É um blog sobre psicoterapia, filosofia, arte e o sentido da vida para passar um conteúdo dinâmico e diário, para troca de conteúdos que possa ser terapêutico.

MINHA MÃE; MINHA SÁBIA MÃE!

Preciso te confessar uma coisa…

É que eu já começo a ter medo da minha saudade!

O dia das mães está aí batendo às portas.. e isto decanta em mim uma inevitável reflexão.

Minha mãe, é uma humilde camponesa, totalmente analfabeta, pois em seu tempo, as mulheres eram impedidas de estudar porque os velhos machistas, acreditavam que a vida delas seria no exílio dos seus lares, cuidando de filhos e de maridos que nem sempre eram gentis.

Do alto de sua sabedoria, já completamente surda, com demência senil e aos 93 anos de idade, em um dos seus raros momentos de lucidez disse-me que: “O QUE NOS MATAM NÃO E A NOSSA IDADE!”, sugerindo que morrer, é viver uma vida-morta, uma vida vazia quando a gente se perde tanto, que consegue morrer sem se desencarnar, quando a vida perde tão completamente o sentido e que deixamos ir a nossa capacidade de existirmos de verdade e de despertarmos cada dia vivendo significativamente.

Há alguns dias atrás, se referindo ao abandono de amigos e parentes que vinham vê-la e que nem sequer telefonam mais, porque ela,

já sem a sua capacidade de ouvir, às vezes, precisa insistir pedindo: “Pode falar de novo? Perdão: eu não entendi!”

Novamente aqui, do alto de sua sabedoria, ela novamente me dá uma lição preciosa, meio que dizendo: “Sabe? Ser gentil, humano, sábio e educado” não tem nada a ver com estudar em colégios renomados, ter fotos de formatura, currículos e uma bela educação formal.

Então ela disse, laureando a lição que eu talvez precisasse receber para aprender um pouquinho mais: “SABEM? O QUE TODAS AS PESSOAS TALVEZ NÃO SAIBAM – É QUE EU NÃO SOU CULPADA POR NÃO CONSEGUIR MAIS OUVIR, E POR TER CHEGADO À IDADE QUE EU TENHO. …MAS NÃO SOU EU QUE DECIDO ESTAS COISAS…” e lentamente fechou os olhos e voltou a cochilar”.

Então eu pensei comigo e do fundo de mim eu me disse; “Vida, minha, quantas gracias eu lhe dou?! Quanta coisa eu tenho aprendido como você! Vida minha!”

Autor: Jose Carlos Vitor Gomes

#sitedopsicologo #aautoescravatura #psicoterapiaonline #felizdiasdasmaes #FelizDiaInternacionalDaMulher

José Carlos Vitor Gomes Psic.

José Carlos Vitor Gomes Psic.

Atua como psicoterapeuta, psicoterapeuta familiar e de casal desde 1979. Fez cursos de especialização nos Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Itália e no Brasil. Foi um dos pioneiros na divulgação da psicoterapia familiar no Brasil. Foi organizador de 53 eventos com celebridades nesta área com a participação de mais de vinte mil profissionais brasileiros.

sitedopsicologo.com.br / (19) 99191-5685