Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-pagenavi domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u986051093/domains/sitedopsicologo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u986051093/domains/sitedopsicologo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
MINHA MÃE; MINHA SÁBIA MÃE!

Blogoterapia

É um blog sobre psicoterapia, filosofia, arte e o sentido da vida para passar um conteúdo dinâmico e diário, para troca de conteúdos que possa ser terapêutico.

MINHA MÃE; MINHA SÁBIA MÃE!

Preciso te confessar uma coisa…

É que eu já começo a ter medo da minha saudade!

O dia das mães está aí batendo às portas.. e isto decanta em mim uma inevitável reflexão.

Minha mãe, é uma humilde camponesa, totalmente analfabeta, pois em seu tempo, as mulheres eram impedidas de estudar porque os velhos machistas, acreditavam que a vida delas seria no exílio dos seus lares, cuidando de filhos e de maridos que nem sempre eram gentis.

Do alto de sua sabedoria, já completamente surda, com demência senil e aos 93 anos de idade, em um dos seus raros momentos de lucidez disse-me que: “O QUE NOS MATAM NÃO E A NOSSA IDADE!”, sugerindo que morrer, é viver uma vida-morta, uma vida vazia quando a gente se perde tanto, que consegue morrer sem se desencarnar, quando a vida perde tão completamente o sentido e que deixamos ir a nossa capacidade de existirmos de verdade e de despertarmos cada dia vivendo significativamente.

Há alguns dias atrás, se referindo ao abandono de amigos e parentes que vinham vê-la e que nem sequer telefonam mais, porque ela,

já sem a sua capacidade de ouvir, às vezes, precisa insistir pedindo: “Pode falar de novo? Perdão: eu não entendi!”

Novamente aqui, do alto de sua sabedoria, ela novamente me dá uma lição preciosa, meio que dizendo: “Sabe? Ser gentil, humano, sábio e educado” não tem nada a ver com estudar em colégios renomados, ter fotos de formatura, currículos e uma bela educação formal.

Então ela disse, laureando a lição que eu talvez precisasse receber para aprender um pouquinho mais: “SABEM? O QUE TODAS AS PESSOAS TALVEZ NÃO SAIBAM – É QUE EU NÃO SOU CULPADA POR NÃO CONSEGUIR MAIS OUVIR, E POR TER CHEGADO À IDADE QUE EU TENHO. …MAS NÃO SOU EU QUE DECIDO ESTAS COISAS…” e lentamente fechou os olhos e voltou a cochilar”.

Então eu pensei comigo e do fundo de mim eu me disse; “Vida, minha, quantas gracias eu lhe dou?! Quanta coisa eu tenho aprendido como você! Vida minha!”

Autor: Jose Carlos Vitor Gomes

#sitedopsicologo #aautoescravatura #psicoterapiaonline #felizdiasdasmaes #FelizDiaInternacionalDaMulher

José Carlos Vitor Gomes Psic.

José Carlos Vitor Gomes Psic.

Atua como psicoterapeuta, psicoterapeuta familiar e de casal desde 1979. Fez cursos de especialização nos Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Itália e no Brasil. Foi um dos pioneiros na divulgação da psicoterapia familiar no Brasil. Foi organizador de 53 eventos com celebridades nesta área com a participação de mais de vinte mil profissionais brasileiros.

sitedopsicologo.com.br / (19) 99191-5685