Site do Psicólogo

Publicações › › 11/11/2020

Breve história da vacina: Pulsão de vida e morte

Trata-se de uma breve história da vacina, sem a pretensão de esgotar aqui o tema, especialmente sobre o paradigma do semelhante curando o semelhante. O objetivo é contribuir com o estudo da imunização neste momento de pandemia Covid-19.

O autor é um psicólogo interessado na questão da imunização aplicada à Psicologia e às questões de saúde mental, uma vez que, historicamente existe uma preocupação com o fato de o “semelhante poder curar o semelhando” e da aplicação de “mais do mesmo”, uma preocupação de Carl-Gustav Jung no restauro do bem e da saúde.

É também a base da hipnose ericksoniana, em especial das técnicas de paradoxação que fundamentam a indução de transe, a prescrição dos sintomas como forma de alívio do sintomas, da mesma forma como se aplica o soro antiofídico na cura das picadas graves de insetos e serpentes, e da mesma forma como Edward Jensen utilizava as pústulas dos peitos das vacas infectadas com varíola para curar a própria varíola.

Este pequeno livro é parte de um estudo filosófico e psicológico maior onde esses princípios têm sido aplicados na área da saúde mental.

Autor: José Carlos Vitor Gomes

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.