Logoterapia

Viktor FranklA influência de Viktor Frankl, Ph.D.

A nossa trajetória contou com três influências profissionais diretas. A partir de 1982 foi um dos seus seguidores e estudiosos de Viktor Frankl com quem esteve em contato por mais de 12 anos.

Publicou o livro (Logoterapia e análise existencial) de Frankl e dois livros sobre Viktor Frankl nas editoras Vozes e Loyola.

O livro Prática da psicoterapia existencial Editora Vozes, RJ, 1985.

O livro Logoterapia. Edições Loyola, Edições Loyola, SP, 1986.Contribuiu para a vinda de Frankl ao Brasil em 1983 e 1986 e trouxe a Dra. Elizabeth Lukas sua maior discípula para conferencias e workshops em Campinas em 1994.

Certificação de Viena

Recebemos em fevereiro de 2014 a Certificação de Viena.

Acreditation-to-te-Viktor-Frankl-INSTITUTE
Microsoft Word - Accr.docx
Livro de sua autoria pelas Edições Loyola

Livro de sua autoria pelas Edições Loyola

Foi um dos fundadores da Sobral – Sociedade Brasileira de Logoterapia e da Solal – Sociedade Latino Americana de Logoterapia, o segundo vice-presidente da Sobral na gestão do falecido Dr. Halley Alves Bessa, que foi o segundo presidente da Sobral e também foi presidente com CFP – Conselho Federal de Psicologia e o Dr. Frankl é o presidente honorário destas instituições.

Especializou-se em Logoterapia na primeira turma de especialização em Logoterapia com três anos de duração, promovida pela Universidade Católica de Porto Alegre com os doutores Ricardo Sardi, reitor da Universidade de Cuyo, Argentina; Juan Alberto Etchevery da Universidade Católica de Buenos Aires; Marta Helena Giuliano de Iglesias da Universidade Católica de Buenos Aires e Guillermo Pareja-Hejera da Universidade Iberoamericana do México, cuja formação foi inaugurada pelo Dr. Frankl.

Ao longo desses anos se dedicou ao estudo da Logoterapia, da Psicologia da vida missionária espiritual e escatológica e tem se dedicado a uma psicoterapia que se preocupa com a influência da escatologia na construção da emocional e espiritual.

Capa de livro de sua autoria pela Editora Vozes

Capa de livro de sua autoria pela Editora Vozes

O autor foi o criador do método de Psicoterapia do reposicionamento existencial, da análise transcendental uma psicoterapia que se preocuparia com a missão e o lugar do homem no mundo, a psicoterapia das intenções a intencioterapia ou terapia das intenções, e a análise constelacional que lida com a intencionalidade consciente ou inconsciente, as lealdades invisíveis, o propósito de vida, a fé e a esperança como ferramentas de cura.

Tem se preocupado com a questão do sentido da vida humana, com elaboração do projeto de vida do paciente, a questão da intencionalidade consciente e inconsciente e suas relações com a vida saudável. A psicoterapia seria então uma tentativa de corrigir a rota existencial e elaborar um projeto harmônico de vida, especialmente num mundo que clama cada vez mais por um sentido.

A psicoterapia seria, pois, a elaboração bem sucedida de um projeto de vida, que dê sentido a ela e crie um engajamento, e ao mesmo tempo tire o foco do si mesmo que sofre no aqui-agora, fazendo uma derreflexão, resgatando a fé a esperança no futuro. Os resultados têm sido muito animadores e serão publicados.

Esta é a ata de fundação da Sobral – Sociedade Brasileira de Logoterapia com a assinatura do Viktor Frankl, Ph.D. como presidente honorário e o nome do Dr. José Carlos no final da lista.

logoterapia-doc-hipnose
logoterapia-doc-terapia-familiar
logoterapia-doc-terapia-familiar