Abordagens

img-10

Abordagem Sistêmica

Nesta abordagem desenvolvida pelo grupo de Palo Alto, Califórnia, a preocupação do terapeuta é mais centrada nas (relações), com o que se passa (entre) as pessoas no grupo, com a comunicação interpessoal, com a linguagem dos participantes dos grupos. É claro que as pessoas também são importantes, mas o foco está no que acontece entre elas.

9675-lifestyle-people

Visão Fenomenológica

Procura-se ver as coisas como elas “são”, prestando atenção nos fatos em sua concretude, nos acontecimentos objetivamente colocados e sem o uso das interpretações, facilitando para que o paciente perceba a realidade como um fenômeno o mais próximo possível do que ele é.

young-man-with-paint-brush-and-nature-landscape-photo-87905884

Logoterapia e Análise Existencial

Procura-se ver o mundo, as coisas e os fenômenos como eles são, como algo que tem sentido em si mesmos e cujo sentido precisa ser descoberto, porque os fatos e a vida são plenos de sentido e quando este sentido é perdido ou não é encontrado pessoa cai num profundo vazio existencial por falta de sentido para a vida.

1968166a1c194a4f6bf8856eee4f5661

Análise Constelacional

Trata-se de um recurso desenvolvido por este autor, onde partimos dos conhecimentos desenvolvidos por Bert Hellinger, Ivan Boszormenyi-Nagy e das constelações familiares sistêmicas. Com esta abordagem trabalhamos com paciente individual sem necessariamente fazer constelações familiares, mas eventualmente até recorrendo a elas, para ajuda-los a partir desta referencia teórica.

Portrait of family outdoors, close up

Constelações Familiares

Com as constelações familiares podemos perceber e resolver situações pendentes que trazemos dos nossos antepassados, dos nossos ancestrais, coisas herdadas que nos impeçam de crescer e evoluirmos para sermos livres e sermos cada vez mais nós mesmos. Fizemos uma extensa formação com Peter Spelter, Ivan Boszormenyi-Nagy e Bert Hellinger.