A Inteligência do Mal

iaA inteligência do mal trabalha contra si mesma.

Se eu decidisse a questão, concordaria que o Diabo às vezes considera os tontos os agentes imprescindíveis para a propagação do seu reino. Nunca ouvimos falar de nenhum sábio que se prestasse a isto, por outro lado, não parece provável que Deus privasse uma criatura do seu juízo e a tornasse um instrumento para o mau, fazendo dela um oráculo para declarar profecias, pois nada disto parece lá muito essencial.

Todas as profecias sempre estarão certas porque são construídas para acertarem e têm uma linguagem especial para isto.

No entanto, por mais que o homem não tenha desistido de querer dominar a ciência das adivinhações e sonhe com isto dia após dia, séculos após séculos, nem assim temos como acusar o Diabo de preferir os dementes por se tratar de um auto-engano exclusivamente humano, a menos que as profecias sejam feitas por aqueles que ele próprio inventa e treina, para executar os seus comandos num insano trabalho missionário.

Os idiotas, e aqueles que são naturalmente tontos porque já nasceram assim, tendem a serem imprestáveis e inúteis para a sua frente missionária. Mas convenhamos que também o Diabo às vezes é confuso demais! Ele parece adorar os tontos que acreditam adivinhar o futuro e preverem consequências, e outras vezes ama os inteligentes, aqueles que falam em termos de "resultados" e efeitos das mais infinitas causas.

O Diabo se esquece que a sua ousadia chega ao ponto de "criar as causas" que levarão aos efeitos que ele almeja atingir, que em geral é contra ele mesmo, o que não são outra coisa senão reações autodestrutivas dos nossos demônios interiores.

Na verdade, a inteligência, até que se prove o contrário, trabalha contra si mesma e está à serviço do seu oposto, enquanto a alma atua a serviço do bem. A inteligência é egoísta e trabalha para si mesma. Ela cria soluções e os problemas que estas soluções causam, às vezes, coloca o sistema em crise e dele nasce o círculo vicioso.

Finalmente, existe um tipo muito especial de idiotas que são os deuses da ciência, os magos da nova era, e estes sim; temos fortes razões para crer que o Diabo os empregariam em massa e amiúdes tem para eles belíssimos planos de carreira.

José Carlos Vitor Gomes
19 99191-5685

Ainda não existe comentários

Deixe uma resposta