Blog

Estudo: Psicologia humanista no Brasil

William Barbosa Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Adriano Furtado Holanda, da Universidade de Brasília e Gustavo Gauer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveram um estudo interessantíssimo sobre a psicologia humanista no Brasil. Tive o privilégio de ser citado pelo documento produzido pelo trio e, com a autorização dos autores,…
Leia Mais

O terrorismo é burro

Há mais de dez anos tenho refletido e escrito sobre a história do demônio e tenho descoberto o quanto “o mal” é contaminado por si mesmo e se destrói por seus próprios paradoxos. Assim como observei antes, fazer os homens sofrerem não era o interesse do “Diabo” porque assim, eles se tornariam vítimas ou mártires,…
Leia Mais

O Sentido da Família

Estou acompanhando um paciente que vira e mexe menciona que não precisa trabalhar muito, que ele conta com parte da fortuna que a sua família vai lhe deixar. Desconhece que todas as vezes que contamos com heranças dos nossos pais, cometemos um desatino de desejar e contar com a morte deles, que as coisas materiais…
Leia Mais

A Última Viagem

Os amigos e amigas que se encontram com você nos corredores da vida e dizem: - "UUUUUUUU" como vai você? - Nossa quanta saudade! - Que surpresa boa! E então assumem compromissos de se falarem mais nos próximos dias ou nas próximas horas e depois somem e estas coisas se repetem quando, por acaso se…
Leia Mais

O Exemplo de Keanu Reeves

Em um metrô completamente cheio, Keanu, quase desconhecido se levanta e dá o seu lugar para uma mulher se sentar. Levanta-se e ela se senta enquanto ele acomoda melhor a sua mochila nas costas. Para onde irá tão cedo este homem? Talvez apenas agisse assim para não se esquecer dos dias difíceis da sua vida,…
Leia Mais

O Preço de não se tornar

Nesta era em que o sentido da vida parece estar em levar vantagens em tudo, em “alcançar o prazer” e “obter resultados”, eu começaria vendo as coisas sobre outro viés e focaria no sentido destas tendências, até para exercitar um pouco a mente e estimular a reflexão, vendo as coisas sobre outros ângulos e sob…
Leia Mais

O Rio Corre Sozinho

O velho sábio dizia: - Esvazie a sua mente. Não tenha formatos em nem contornos! Seja como o riacho que corre. O poço e a cachoeira. Se você põe a água no copo, ela se torna o copo. Se você põe a água na garrafa, ela se torna a garrafa. Se você a põe a…
Leia Mais

O Roubo da Cura

A experiencia mostra que, todas as vezes que você "tenta ajudar" alguém que não merece, não se gosta e valoriza a ajuda, você se dá mal. Terapeutas não precisam e não devem ajudar os seus clientes. Basta apenas abrir os seus corações para que eles se ajudem através de nós. Quem se cura é o…
Leia Mais

Companheiros de Viagem

O amor é uma coisa viva que sobrevive da saudade e da distância, que existe entre os seres amados, onde muitos relacionamentos acabam porque existem homens que são como “crianças abandonadas” que grudam em suas companheiras, e para elas, não existe nada mais repulsivo do que “companheiros inseguros” que não sabem viver sem o outro.…
Leia Mais

PÓS-VERDADE

Após o acontecimento de um fato, vem os boatos, e os boatos são as coisas ditas ou malditas por alguém que não se sabe quem, em algum lugar que não se sabe onde, por alguma razão e algum “para que”, e das consequências e dos efeitos emergentes dos fatos-verdades e até das mentiras que podem vir a ser fatos…
Leia Mais