Blogoterapia - O sentido da vida

Companheiros de Viagem

O amor é uma coisa viva que sobrevive da saudade e da distância, que existe entre os seres amados, onde muitos relacionamentos acabam porque existem homens que são como “crianças abandonadas” que grudam em suas companheiras, e para elas, não existe nada mais repulsivo do que “companheiros inseguros” que não sabem viver sem o outro.…
Leia mais

PÓS-VERDADE

Após o acontecimento de um fato, vem os boatos, e os boatos são as coisas ditas ou malditas por alguém que não se sabe quem, em algum lugar que não se sabe onde, por alguma razão e algum “para que”, e das consequências e dos efeitos emergentes dos fatos-verdades e até das mentiras que podem vir a ser fatos…
Leia mais

A ARTE DE SER FELIZ

Amigos e pacientes vivem perguntam sobre a tal felicidade, sobre “o que ela é”, e o que fazer para se tornar uma pessoa mais feliz e manter a longevidade de um estado de felicidade, ela que normalmente é feita de frágeis instantes, de momentos efêmeros e passageiros. Epicuro, um filósofo grego que viveu entre os anos 341 e…
Leia mais

A Inteligência do Mal

A inteligência do mal trabalha contra si mesma. Se eu decidisse a questão, concordaria que o Diabo às vezes considera os tontos os agentes imprescindíveis para a propagação do seu reino. Nunca ouvimos falar de nenhum sábio que se prestasse a isto, por outro lado, não parece provável que Deus privasse uma criatura do seu…
Leia mais

Histórias do diabo

- A construção da cultura estupradora - Em tempos remotos, quando Satã ainda lidava com as velhas bruxas, todos sabiam com quais ferramentas ele trabalhava, que elas gostavam de passeios noturnos, de voar pelos ares nas noites enluaradas montadas em suas vassouras, além de fazerem outras “coisinhas mais”, tão horrendas que mal conseguimos imaginar. Há…
Leia mais

Você não é uma pessoa

- José Carlos Vitor Gomes - Eu estou aqui para lhe informar que você não é gente. Portanto, você não existe. Você é uma memória que se acostumou com a ideia de que você existe e que é o corpo onde você mora e que lá é o seu endereço. Você se apegou à ideia…
Leia mais

A presença dos pais

- José Carlos Vitor Gomes - Nos perguntam se os filhos gostam ou não da presença dos pais em suas vidas e a resposta normalmente sim, mas depende do momento. Há momentos em que a presença dos pais é essencial e é desejada por eles e há momentos em que eles não gostam, mas isto…
Leia mais

A metáfora da vela e o sentido da vida

- Alexander Batthyány - Tradução: José Carlos Vitor Gomes Nicolae Tanase: Dr. Batthyány, qual é o sentido da vida? Alexander Batthyány: Segundo a Logoterapia de Viktor Frankl — o criador da escola psicológica que, de forma pioneira agrega ao panorama da Psicologia e da Psicoterapia a questão do sentido da vida —  a vida é plena de sentido…
Leia mais

É dando que se recebe

- José Carlos Vitor Gomes - Escrevo inspirado no artigo de Alex Batthyány sobre qual é o sentido da vida, eu que tenho percebido que este tão procurado sentido é como a luz, não importa de onde ela venha, se é da modesta lamparina, sem vem de um lustre de ouro e diamantes, o que…
Leia mais

O caçador de si mesmo

- José Carlos Vitor Gomes - Prezados amigos, hoje é um dia muito feliz. Estou lançando o meu quarto livro e os três primeiros foram atos de bravura e de heroísmo porque eu ainda era quase uma criança. Peço perdão por eles! Lanço este livro, após ter contribuído durante muitos anos, para o lançamento de…
Leia mais